CNPJ: 02.615.276.0001-00

Horário de Atedimento
seg à sex: 08:00h às 17:00h

Ideak

Ideak

Funcionamento do Centro Espírita

“Um templo espírita, revivendo o Cristianismo, é um lar de solidariedade humana, em que os irmãos mais fortes são apoio aos mais fracos e em que os mais felizes são trazidos ao amparo dos que gemem sob o infortúnio.” (Emmanuel)

____________________________________________________________________________

Terça-feira

A terça-feira é o dia dedicado à compreensão do Evangelho de Jesus à luz dos ensinamentos espíritas. A Reunião Pública esclarece e consola, reformula idéias e conceitos e renova a esperança. Após a Reunião Publica é oferecido a Triagem na Casa Espírita. As pessoas que buscam o tratamento espiritual e/ou adaptação às atividades da Casa são neste dia orientadas e encaminhadas através de conversação fraterna. O horário da Reunião Publica é as 19:30. 

A Reunião Pública funciona com várias salas simultâneas, propiciando aos seus frequentadores a opção de escolha. Assim, dentre os temas oferecidos na noite, o frequentador busca o que mais lhe convier. Veja o exemplo a seguir para facilitar o entendimento:

Os temas oferecidos são atuais e de interesse geral. Lições em torno dos problemas humanos são explicadas de maneira fácil, agradável e atraente. O Livro dos Espíritos e o Evangelho de Jesus são temas permanentes e estudados de forma sequenciada
_____________________________________________________________________________

Quarta-feira

A quarta-feira destina-se ao tratamento espiritual, ao desenvolvimento mediúnico e à Escola de Médiuns. No compasso da disciplina e da harmonia, encadeiam-se atividades de socorro e esclarecimento a encarnados e desencarnados.

Ao par das atividades dedicadas aos pacientes, desenvolve-se, de forma metódica e direcionada, a educação mediúnica, onde os exercícios e experiências visam a formação de medianeiros especializados para as salas de tratamento espiritual

Os cursos da Escola de Médiuns são desenvolvidos neste dia. Sob as luzes dos ensinos de Allan Kardec, André Luiz, Manoel P. de Miranda e tantos outros, prepara-se o médium esclarecido e renovado para o mandato mediúnico. A atividade mediúnica é reservada apenas para aquelas pessoas que concluirão a Escola de Estudos Espíritas no sábado à noite.
_____________________________________________________________________________


Sábado (manhã): Evangelização, Esclarecimento e Família, Divulgação, Assistência e Mocidade

No sábado pela manhã são realizadas atividades de Evangelização, Esclarecimento e Família, Divulgação e Assistência, fazendo deste momento a oficina de trabalho e o laboratório de experiências profícuas dos Institutos.

Os Institutos da Criança, do Esclarecimento e Família, da Mediunidade, da Divulgação e do Jovem são os responsáveis pela organização e o máximo rendimento no bem de todas as atividades do dia.

Horário e Programação

08:00 as 08:10 = Prece geral (Todos os trabalhadores)
08:10 as 09:00 = Preparação dos Institutos
08:45 as 09:00 = Lanche 
09:00 as 09:15 = Alegria Cristã
09:15 as 09:30 = Passe das Crianças
09:30 as 11:30 = Evangelização Infantil, Mocidade, Praticas Assistenciais
11:30 as 11:50 = Sopa Fraterna (Momento do coração)
11:50 as 12:00 = Avaliação e Prece de encerramento das atividades

_____________________________________________________________________________

Sábado (noite): Escola de Estudos Espíritas


No sábado, das 18:00 às 20:00 temos o momento dedicado ao estudo, troca de experiências e pesquisas. Os cursos que congregam todos os trabalhadores da Casa Espírita estão divididos em cursos do Ciclo Introdutório e das Escolas para Formação de Trabalhadores dos Institutos.

Ciclo Introdutório: Noções Básicas de Doutrina Espírita, Nosso Lar, Passe e Corrente Magnética
Ciclo de Especialização: Escola para Formação de Trabalhador

O esclarecimento e o consolo, a assistência, a divulgação, a mediunidade, o atendimento à criança, ao jovem, ao adulto, à velhice e ao desencarnado são atividades que solicitam o preparo e a especialização constante do trabalhador espírita.

A exemplo do centro de formação de trabalhadores no Plano Espiritual, o Centro Espírita precisa estabelecer um programa educativo no sentido de difundir a esperança e o consolo, e formar tarefeiros da Verdade; aprendizes do bem.

A formação do trabalhador tem início com a sua integração no programa de estudos da Escola de Estudos Espíritas. Essa programação é divida em dois ciclos de estudos teóricos e práticos conforme organograma apresentado acima.