CNPJ: 02.615.276.0001-00

Horário de Atedimento
seg à sex: 08:00h às 17:00h

Educandário Espírita Paulo Campos

Educandário Espírita Paulo Campos

Educandário Espírita Paulo Campos


O Educandário Espírita Paulo Campos localizado à Rua Nizo Jaime de Gusmão, nº. 760 Bairro Vila Amália, foi fundado pelo IAM – Instituto de Assistência a Menores de Rio Verde, com o objetivo dar continuidade a um ensino de qualidade às crianças que se encontravam matriculadas na Escola de Educação Infantil “Tia Santinha”, que funciona no mesmo prédio, e para suprir a necessidade das crianças que residiam nas imediações, onde é ministrado o ensino baseado na filosofia Espírita Kardecista, decidiu-se iniciar, gradativamente, o Ensino Fundamental de 09 anos, do 1º ano, até alcançar o 5º ano. 
O Educandário funciona, no turno matutino, nas dependências do IAM – Instituto de Assistência a Menores de Rio Verde, no prédio onde funcionava o abrigo. O mesmo fora adaptado e hoje é uma escola com ampla área verde, parque infantil, quadra esportiva, horta, jardins, laboratório de informática, biblioteca. 
O nome Educandário Espírita Paulo Campos é em homenagem ao fundador do IAM, Sr. Paulo Campos que foi um idealista das causas sociais e da divulgação da doutrina espírita. Foi um homem de grande vulto para a cidade de Rio Verde, tendo também militado na política como prefeito e Deputado Federal. 
             Visando oferecer um ensino de qualidade, o IAM oferece material pedagógico, aulas complementares como: Informática, Desenvolvimento de Sentimento (DS), Educação Física, Arte, Alfabetização Musical e Curso de Reforma Íntima para os educadores e pais.
O Educandário desenvolve sua “Proposta Pedagógica”, atendendo às determinações da Lei de Diretrizes e Base da Educação (nº. 9.394/96), em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil e o Ensino Fundamental e com unidades de ensino que tem como tema transversal o Conteúdo Espírita, explorando as diversas e riquíssimas possibilidades de apresentar ensinamentos científicos, filosóficos, morais e religiosos, sedimentados na pedagogia criada e vivida por Montessori, Dewey, Piaget, Pestalozzi e Kardec, sem desconsiderar as experiências de outros grandes educadores da humanidade, mas tendo-os como referencia pedagógica principal, acabamos por viabilizar o surgimento de uma proposta pedagógica espírita. A proposta pedagógica funciona como um guia orientador das educadoras, mostrando que a construção de conhecimentos se processa de maneira integral e global entre os diferentes eixos sugeridos a serem trabalhados com as crianças.

_____________________________________________________________________________

A Escola Espírita, segundo o professor Ney Lobo, é aquela que imprime os princípios da educação espírita em todas as suas atividades pedagógicas, educacionais e administrativas, estabelecendo o primado da educação sobre a instrução e a primazia da conduta sobre o conhecimento.

Filosofia da Escola

A Escola tem como diretriz básica oferecer oportunidade ao aluno de desenvolver suas faculdades como um todo, considerando os diversos aspectos que o envolvem: culturais, familiares, sociais, religiosos, políticos e ocupacionais, através de uma evolução individualizada que se processa conscientemente e se adequar ao individuo com a sua aquiescência, sendo em síntese a auto educação.